Gonçalo Lobo Pinheiro

Nacionalidade

Português

Actividade

Fotojornalista

Ano

1979-...

Informação

Nasce, em Lisboa, a 4 de Abril de 1979. A sua família não tem muita tradição artística, por isso, justifica-se que apenas com 18 anos tenha tomado verdadeiramente conhecimento com o mundo da fotografia. Conhece muitos fotógrafos portugueses das mais diversas áreas e com eles aprende e continua a aprender.

Depois de 4 anos a estudar Engenharia Geológica na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, chega à conclusão que não é isso que quer fazer e entra para o curso de Ciências da Comunicação, variante de Jornalismo na Universidade Autónoma de Lisboa, que termina em 2005 e onde chega a co-fundar o núcleo de fotografia (FotoUAL).

Entretanto consegue estágio, como fotojornalista, na Intermeios - Agência Noticiosa, onde fica, obrigatoriamente 2 anos e onde publica a sua primeira fotografia de imprensa, no extinto jornal O Comércio do Porto. Após fim de estágio, e também porque a Intermeios acaba por desaparecer, enceta algumas colaborações, muito esporádicas, com o jornal Público. Passa ainda, durante, 6 meses pela Superfoot Magazine, actualmente extinta.

Por esta altura publica uma fotografia em postal ilustrado dos CTT e colabora para a TV Guia. Pelo meio cria, em Novembro de 2004, o único blog português que trata de fotojornalismo, o Fotojornalismos (http://fotojornalismos.blogspot.com). Colabora, ainda, para a agência Brainpix, onde fotografa a final da Taça UEFA 2005, no Estádio José Alvalade. Acaba por sair da Brainpix e em Maio de 2005 entra, como colaborador, para o jornal A Bola, onde ainda permanece.

Entretanto, depois de acompanhar a carreira da cantora Daniela Mercury em Portugal, e as suas fotos serem publicadas no seu site oficial desde 2003, apenas em 2006 trabalha estritamente e em regime contratual para a cantora brasileira e sua produção. Tem, igualmente, uma colaboração com o jornal O Varzeense, onde é responsável por uma rubrica sobre fotojornalismo.

Já participou em diversas exposições onde se destacam "Alentejo - Mundo Rural", exposição colectiva e itinerante pelo Alentejo entre 2001 e 2003; "O Começo", exposição colectiva sobre a inauguração do FotoUAL e, ainda, "Chiado", uma exposição colectiva sobre o Chiado, patente no Forte da Casa. Participou em alguns concursos, incluindo World Press Photo 2004 e 2005 ou o Prémio Fotojornalismo Visão/BES 2004 e 2005. Em 2003 vence o 1º Prémio do Concurso de Fotografia do DCT/UAL.

Trabalhos