Artur Nogueira

Movimento

Contemporâneo

Ano

1959-...

Informação

Nasceu em Vila Nova de Milfontes no ano 1959. Iniciou o seu percurso artístico como autodidacta em 1979 na área da modelagem em cerâmica, tendo como motivo peixes.

Em 1989 conheceu o mestre Fernando Cabral que desenvolveu actividades ligadas á ciência museológica e historia natural. O percurso deste mestre não é alheio à sua formação na Smitsonian Institution, e no museu de Nova York. Nas aulas com este mestre adquiriu conhecimentos na área de produção de materiais científicos com recursos a técnicas de dermoplástica escultura de alto rigor e em que os produtos são as resinas sintéticas.

Ao longo do seu percurso artístico realizou trabalhos plásticos de temática científica para o Museu Augusto Nobre da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Ao abrigo do programa ciência onde foi aberto concurso Internacional. Na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa onde executou cenários para o Museu de História Natural. Colaborou com o Jardim Zoológico de Lisboa no Habitat da Otárias. Tem realizado, por encomenda, peças decorativas para interiores e exteriores, de empresas e particulares, trabalhos com cariz lúdico e plásticos nomeadamente: Rocha Artificial em fibra de vidro, no Shoping do Funchal; Quinta Nossa Sª Auxiliadora na Aboboda Cascais, "Arvore artificial em cimento" (6.40m altura), Rio, Cascatas e Lagos em rocha artificial em cimento (40m X 20m).

Em 2006 fez um molde de um coral e três réplicas para a Disney de Paris.

Desenvolveu estudos em atelier na escola de pintura Arteilimitada, em Lisboa com a orientação do professor, Manuel Vilarinho.

Trabalhos

 
Corpos
2005

 
Dadiva
2006

 
Fanatasia
2009

 
Fragmento de dama
2006

 
Rostos
2005

 
Sem visão
2005

 
Sentinela
2005

 
Sombra
2006

 
Tentação
2009

 
Viagem
2009

 
Visão
2006