Mario Couto

Movimento

Contemporâneo

Ano

1950-...

Informação

Nasce em Março de1950 em Vila Nova de Gaia, onde reside. Cursa Contabilidade e licencia-se em Línguas. Em 1978 conclui o Curso Complementar da Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis do Porto e vai frequentar a Escola Superior Belas Artes cujo curso de Arquitectura não chega a concluir.

Pinta desde 1976, altura em que muda o ciclo das Letras para as Artes. Utiliza normalmente a técnica de pintura a espátula. Óleos sobre tela, são a sua preferência.

Tem vindo a expor em Portugal, um pouco por todo o lado. São os casos concretos de: Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Trofa, Porto, Gondomar, Vila Nova de Gaia (sua terra natal), Espinho, Viseu, Museu do Chiado de Coimbra, Figueira da Foz, Leiria, Lisboa, Estoril, Cascais, Viana do Castelo, Valongo, Felgueiras, Vila Real, etc. No estrangeiro tem integrado algumas Exposições Colectivas, casos concretos das mais recentes – Bienais de Arte – Florença (Itália), Buenos Aires (Argentina) e S. Paulo (Brasil). Tem feito exposições individuais em Espanha, França, Suíça, Suécia.

A sua obra multifacetada e vasta está representada em dezenas de colecções privadas e públicas não só em Portugal como na Europa e América do Sul. Dá preferência aos temas paisagem e figurativo, sendo contudo bastante diversificado. É um pintor de temas clássicos, que sabe definir os conteúdos e de técnica bem contemporânea. Nos trabalhos figurativos pinta belas motivações cheias de profunda espiritualidade, que lhe dão a dignidade de grande pintor, um pintor a sério. É um pintor naturista, humanista, metafísico.

Também escreve, tendo já lançado alguns livros de crónicas e de poesia.

Trabalhos

 
Blue Boats
 
Devotion
 
Gaia - Serra do Pilar
 
Grapy Land
 
My Dear O Porto
 
My Sweet Home
 
Old Jobs at O Porto
 
Old Times
 
Tenderness
 
The Sea Fighters
 
The Shiner Land